Conselhos e Dicas

oficina-do-ouro-5

Como limpar as suas pratas

Pratas em Geral

Alertamos para alguns cuidados de manutenção e limpeza.
A sua observância manterá as suas pratas no estado de novo por muitas e muitas dezenas de anos, ganhando a patine que tanto valoriza as obras de arte.
Importa alertar que as peças novas passaram por um processo de fabrico manual que envolve temperaturas da ordem dos 1000 graus celsius. A oxidação em peças de prata novas é rápida e tende a diminuir a cada limpeza.
É possível e normal que surjam pequenas manchas que são facilmente removidas com qualquer produto comercial para limpeza de pratas, nomeadamente o limpa-pratas “Leitão & Irmão” que é entregue aquando da aquisição da peça.
Não utilize produtos de limpeza em que imerge a totalidade da peça num liquido. Pode alterar os diferentes brilhos do polimento manual.
Os serviços de oficina de Leitão & Irmão estão ao dispor para qualquer esclarecimento através do e-mail loja.bairroalto@leitao-irmao.com.

Prata

Utilizando qualquer limpa-pratas de uma marca reconhecida as peças podem e devem ser limpas sem restrições. A limpeza beneficia a prata e não a gasta ou prejudica de qualquer forma.
Juntamente com a sua peça nova é entregue um limpa-pratas “Leitão & Irmão”.
Em alternativa pode ser utilizado qualquer produto comercial para limpeza de pratas. Embeber um algodão com o produto, espalhando-o sobre a peça e limpando-a posteriormente com um pano macio limpo e seco.
Recomendamos especial cuidado com as superfícies polidas da peça.
Um pano sujo pode riscar o que, no entanto, é reparável.
Depois das primeiras limpezas, uma a duas limpezas anuais serão suficientes.

Prata dourada

Limpar com um pano humedecido em álcool.


oficina-do-ouro-1

Como cuidar da sua joia

A manutenção de uma joia, em particular a sua limpeza, pode e deve ser feita em casa.
As joias são lavadas em água. A principal precaução consiste em nunca deitar a água fora sem antes confirmar que não falta nenhuma pedra na joia que limpou. Se faltar alguma pedra a mesma estará no fundo do recipiente onde lavou a joia. Com a certeza de que não falta nenhuma pedra pode deitar a água fora e colocar água limpa para a lavagem final.
Guarde sempre as suas joias preservadas, uma a uma, por exemplo numa bolsa de tecido suave ou no estojo original.
Não guarde as joias em contacto umas com as outras. As pedras riscam-se.
Os serviços de oficina de Leitão & Irmão estão ao dispor para qualquer esclarecimento através do e-mail loja.bairroalto@leitao-irmao.com.
Na listagem seguinte pode encontrar os cuidados essenciais a ter com as suas joias em função das pedras preciosas. Nas joias com diferentes tipos de pedras deverá optar pelos cuidados da pedra mais sensível.

Diamantes

Lavar com uma escova de dentes macia em água morna e detergente antigordura, álcool ou produtos à base de amónia (limpa-vidros é a melhor sugestão). Passar muito bem por água e secar com um pano limpo.

Safiras e Rubis

Lavar com uma escova de dentes macia em água morna e sabão. Passar muito bem por água e secar com um pano limpo.

Esmeraldas

Lavar com uma escova de dentes macia em água morna e sabão. Passar muito bem por água morna e secar com um pano limpo.
Evitar álcool, perfumes colocados diretamente, calor excessivo, pancadas e contacto com materiais duros.
Nunca guarde uma joia com esmeraldas em contacto com outras joias. Guarde sempre a peça numa pequena bolsa ou no estojo original. A esmeralda é frágil.

Água-marinha

Lavar com uma escova de dentes macia em água morna e sabão. Passar muito bem por água morna e secar com um pano limpo. Embora de menor fragilidade aconselha-se os mesmos cuidados da esmeralda.

Opala

Limpar com um pano seco ou ligeiramente húmido. Pode usar-se água morna com sabão. Evitar escovagem, produtos químicos, calor excessivo, ambiente seco. Não misturar com outras joias.
A opala risca-se com facilidade.

Tanzanite

Lavar com água morna e sabão, passar por água morna e secar com um pano limpo. Não usar escova de dentes. Evitar pancadas, ácidos e perfumes colocados diretamente. Não guardar em contacto direto com outras joias.

Topázio

Lavar com uma escova de dentes macia em água morna e sabão.
Passar muito bem por água e secar com um pano limpo.
Evitar o contacto com outras pedras.

Pérola

Limpar apenas com um pano ligeiramente húmido. Depois de cada utilização, em especial em artefactos que contactam com a pele, passar as pérolas com um pano ligeiramente húmido ou quase seco.
Mandar reenfiar de novo o colar de pérolas regularmente (por exemplo, de dois em dois anos).
Evitar produtos químicos, ácidos, mesmo os mais suaves (e.g., vinagre, sumo de limão), águas de piscinas com cloro, abrasivos, pancadas, calor excessivo, ambientes secos, contacto com outros materiais.
Não usar perfume ou cremes diretamente nas pérolas.
“Numa toalete as pérolas são a última peça a colocar e a primeira a tirar.”

Coral

Limpar com um pano ligeiramente húmido. Evitar detergentes, cosméticos, águas de piscina com cloro, escovagem, calor excessivo. Evitar o contacto com outros materiais.