No meio do oceano olhando em toda a volta só se vê mar. Uma dimensão sem igual. Tem cheiro, sol, água, medo, coragem, preparação e por fim, disponibilidade para lidar com o que surge.
Para Jorge Leitão, atual responsável da Leitão & Irmão e representante da sexta geração da família fundadora, o mar e a vela fazem parte da sua vida desde a infância. Não só um desporto, como também forma de estar que valoriza a preparação, a experiência, o respeito pelo que nos rodeia e a noção da nossa dimensão.
À frente da Casa desde 1981, tem dado continuidade a um legado iniciado em 1822, preservando a excelência da manufatura portuguesa enquanto projeta a Leitão & Irmão no futuro.
O Mar como Escola
O mar é uma escola que serve no desporto e na vida.
A parceria entre a Leitão & Irmão e o Clube Naval de Cascais nasce dessa afinidade natural: uma partilha de valores construída sobre dedicação, técnica e a noção de que podemos fazer melhor.
Uma Conversa com Jorge Leitão
Como nasceu a sua paixão pela vela?
Em casa com o meu pai velejador que me trouxe para o mar. Ofereceu-me um barco a remos quando fiz sete anos. Vinha numa enorme caixa de cartão que desembrulhámos no Clube Naval de Cascais, junto à rampa, onde a pequena embarcação verde e branca desceu para o mar.
O que representa o mar para si?
Beleza, força e independência. No mar dependemos unicamente da nossa ação.
O mar não desculpa. Por isso, oferece a enorme recompensa da bonança, acessível a quem passou a tempestade.
O que significa esta parceria com o Clube Naval de Cascais?
Entrei para a escola de vela do Clube Naval de Cascais em 1965, com sete anos. Foi meu professor o Senhor Carlos Pantaleão. Ali aprendi a ser independente. No mar somos as nossas ações. Foi a minha escola.
Um legado que continua
Ao longo das próximas semanas, esta parceria permitirá partilhar histórias onde o mar, a joalharia e o património português se encontram.
Porque algumas paixões atravessam gerações. E algumas histórias continuam a escrever-se no mar. Em particular, a história de Portugal.
Segundo Sir Charles Boxer, lente da cadeira de Camões no King’s College em Londres, Portugal foi o único império que dominou todos os mares do mundo ao mesmo tempo. E já agora, por ser tema da atualidade, também o Estreito de Ormuz.
Portugal e o mar. Inspiração sem fim.