Verão, sol, calor,
praia ou piscina, dia de ginásio, protetor solar e depois o duche com os vários produtos para o corpo e cabelo podem alterar o aspeto das peças de joalharia.
Dar preferência a peças simples em metais nobres como o ouro, a prata ou a platina são uma boa opção se não queremos prescindir de ter um look especial refletindo ainda mais o brilho do sol em dias quentes e longos.
Os metais nobres, em particular o ouro e platina, não têm tanta tendência a alterar a cor, com oxidações ou até ganhar ferrugem quando expostos a elementos que podem influenciar a sua aparência original.
Coleção Mar de Prata. Disponível de 1 de junho a 31 de setembro.
PRATA
A oxidação da Prata depende muito do ambiente a que é sujeita.
Dependendo do PH de cada pele, poderá sofrer oxidação mais rápida ou mais lenta. Em contacto direto com uma pele com um PH alcalino, a prata oxidará de forma mais visível. Numa pele com um PH ácido, a oxidação será por vezes quase inexistente.
O contacto com o mar e maresia também não é benéfico para a prata, pois a sua humidade causará facilmente a oxidação. No entanto, um banho de mar em contacto com uma pele de PH ácido irá fazer a jóia brilhar!
OURO
A água do mar é rica em sais e outros minerais que podem ser corrosivos para muitos metais.
Contudo, o ouro é altamente resistente à corrosão, e provavelmente o metal precioso que melhor se comportará. É sempre possível, no entanto, que no final do verão verifique alguma descoloração ou manchas devido ao facto do ouro nas jóias estar decomposto em uma liga.
No final do verão, poderá recorrer à manutenção da sua jóia.
Herdade da Malhadinha Nova
No caso da prata, as piscinas com águas sulfurosas ou termais vão mesmo oxidar as suas peças. Evite utilizar nestes ambientes.
A areia na praia cria atrito e risca. Tenha alguma atenção ao usar anéis.
Em qualquer dos casos é imprescindível no final do dia lavar as joias com água doce e detergente neutro, finalizando com uma secagem adequada com toalha macia e secador não muito quente.
Certifique-se que todos os mecanismos, como molas, fechos, etc estejam a funcionar bem para não perder nenhuma peça, uma vez que os seus movimentos estão mais descontraídos.
Evite peças com pedras ou pérolas.
Em relação aos ANÉIS, a água fria tem tendência a reduzir a medida dos dedos e os protetores solares, fazem as joias escorregar. Tenha particular atenção.
Posso sugerir que algumas das suas peças mais vistosas com Pedras Preciosas ou Pérolas podem sempre ser usadas nos jantares de verão com os amigos, num prolongamento de um look que embora costume ser mais descontraído, não deixa de poder ter um brilho acrescido…
Tenha um verão sensual e luminoso, e retenha a magia do sol com as suas peças favoritas!
AGRADECEMOS A:
Fátima Neto
Mestre joalheira, responsável pela Oficina de Joalharia da Leitão & Irmão
Fátima Neto colabora com a Leitão & Irmão desde 1990, quando ainda durante o curso na Escola António Arroio começou a trabalhar nas oficinas da Casa. O seu caminho no mundo da ourivesaria faz-se desde então onde tem enriquecido o seu currículo e conhecimento sobre a arte da joalharia através de estudos, experiencias externas, académicas e profissionais. Conta também no seu CV com o ensino da joalharia e como júri de provas de joalharia.
Na Casa Leitão, é tida uma referência de dedicação, conhecimento e criatividade. Considerada pela sua experiência e curiosidade incansável que levam a uma cultura de referência.
EDIÇÃO DE: Sofia Almeida
Fique a par das novidades, tenha acesso antecipado a campanhas e acompanhe os editoriais Leitão & Irmão.
Registe-se na Leitão NEWS.